domingo, 29 de março de 2009

Plano anual

Município: São Paulo
Área de conhecimento:
Componente
Série: 7ª A, B, C, D, E, F C. H. Semana: 24
Professor: Jorge José Xavier

I – Competências expectativas habilidades e valores
1 – Desenvolver a capacidade de ler, compreender, interpretar e contextualizar qualquer tipo de texto.
2 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre diferentes manifestações da linguagem verbal.

3 – Compreender e usar a Língua Portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

4 – Articular as redes de diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita e seus códigos sociais, contextuais e lingüísticos.

5 – Perceber as variedades lingüísticas da língua.


6 – Conhecer os recursos expressivos da linguagem verbal


7 –


II – Plano Didático

Conhecimentos Procedimentos Didáticos Cronograma
Dia / Mês
Tipologia prescritiva;
Coerência textual;
Entonação na leitura de textos prescritivos;
Conceitos de verbos;
Modo imperativo nas variedades padrão e coloquial. Aula a partir de conhecimentos prévios, com direcionamento do professor;
Aproximação dos conteúdos com a realidade do aluno;
Uso de recursos audiovisuais;
Busca de material para estudo dentro dos objetos domésticos.

/ a /
Tipologia prescritiva;
Intertextualidade explícita;
Como e por que usar a gramática normativa;
Imperativo negativo;
Pesquisa no dicionário. Leitura vista de forma expressiva, não apenas como modo de compreensão cognitiva do texto;
Escuta de textos prescritivos de diferentes gêneros.
/ a /

Leitura dramática;
Reescrita de diálogo a partir de situação de comunicação;
Modo indicativo (verbos regulares);
“Tu”, “Vós” e variedades lingüísticas.
Vivência de situações comunicativas próximas da realidade;
Percepção da entonação como elemento constituinte do sentido.
/ a /

Características do gênero “anúncio publicitário”;
Intertextualidade implícita;
Produção de anúncio publicitário;
Irregularidades do indicativo.
Sondagem inicial a partir do repertório prévio do aluno;
Comparação entre anúncios publicitários produzidos por eles e os que aparecem no mundo ao redor, no que diz respeito à boa organização das características do gênero;
Produção textual motivada por análise de texto.
/ a /

Interpretação de texto prescritivo;
Análise da coerência de texto prescritivo em situação de comunicação;
Coerência textual em texto prescritivo;
Retomada de características prescritivas;
Modo imperativo e variedades lingüísticas;
Aula baseada nos conhecimentos prévios do aluno, com direcionamento do professor. Aproximação dos conteúdos com a realidade do aluno.
Caderno do professor;
Livro didático;
Dicionário.
/ a /

Retomada de características de anúncios publicitários;
Leitura de anúncios publicitários;
Características do gênero “anúncio publicitário”;
Análise de anúncios publicitários.
Ampliação do entendimento dos traços característicos de anúncios publicitários, por meio da análise de anúncios produzidos em diferentes suportes.
Elaboração de campanha publicitária, propiciando aos estudantes elaborar o texto dentro do gênero especificado, a partir de situação concreta de produção.
Televisão e vídeo;
Livro didático;
Rádio;
Caderno do professor.
/ a /

Análise do caráter persuasivo do texto publicitário;
Conceito de intencionalidade;
Produção de anúncio publicitário com a intencionalidade específica;
Escuta de anúncios publicitários em diferentes suportes;
Roda de conversa.
Análise de anúncios publicitários produzidos em diferentes suportes;
Produção de anúncio publicitário;
Escuta de anúncios publicitários em diferentes suportes e comparação de níveis de persuasão em textos organizados com base em diferentes tipologias e gêneros;
Construção de roda de conversa, aproximando os conteúdos abordados com a vida do educando, de forma reflexiva.
Livro didático;
Caderno do professor;
Rádio;
Televisão e vídeo.
/ a /
Conceitos de frase, oração e período;
Análise de frases e orações em textos prescritivos e construídos em outras tipologias;
Períodos simples e compostos;
Conceito de sujeito;
Tipos de sujeito e seus efeitos dentro dos textos.
Sondagem inicial a partir do repertório prévio do aluno;
Comparação entre anúncios publicitários;
Análise de conteúdos lingüísticos com base nos efeitos que podem gerar dentro dos textos.
Livro didático;
Caderno do professor;
Revistas.


Sistematização de traços de textos prescritivos;
Sistematização de características de anúncios publicitários;
Produção de síntese analítica;
Revisão de conteúdos lingüísticos;
Revisão do conceito de intencionalidade. Compreensão da sistematização como um momento importante da avaliação da aprendizagem;
Realização consciente de atividades que recapitulam conteúdos.
Livro didático;
Caderno do professor;
Revistas.
/ a /

III - Plano de Avaliação de Competências

Competência Indicadores de Domínio Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho

Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso.
Utilizar a linguagem para estruturar a experiência e explicar a realidade, operando sobre as representações construídas em várias áreas do conhecimento.
Inferir traços prescritivos a partir de situações cotidianas;
Construir quadro-síntese;
Analisar textos prescritivos;
Elaborar textos prescritivos;
Ler em voz alta de forma expressiva;
Escutar anúncios produzidos para rádio e TV;
Comparar usos lingüísticos na norma padrão e coloquial.
Fruir músicas com organização prescritiva;
Aprender a consultar uma gramática normativa;
Comparar textos prescritivos de diferente natureza. Produção de quadro-síntese;
Leitura em voz alta e expressiva;
Análise de bilhete;
Reescrita de bilhete;
Compreensão de enunciado.
Produção de receita “lúdica” e intertextual;
Pesquisa na gramática;
Leitura dramática;
Reescrita de diálogo;
Produção de texto prescritivo;
Análise de aspecto específico da norma padrão dentro de um texto;
Produção de anúncio publicitário em primeira e segunda versão;
Jogo com uso de verbos irregulares;
Permitir ao estudante o pleno domínio dos recursos de leitura e escrita da
língua portuguesa a fim de ampliar sua capacidade comunicativa e sua percepção
para as várias possibilidades de leitura do mundo em que se insere.

Possibilitar ao professor a instrumentalização básica para desenvolver em seus alunos a capacidade de reflexão, de raciocínio, bem como o espírito crítico, além do exercício da expressão oral, da leitura e da produção textual de diversos gêneros, através do uso de músicas e atividades lúdicas.






Analisar criticamente os diferentes discursos, até mesmo o próprio desenvolvendo a capacidade de avaliação de textos. Compreender a amplitude de uso da estrutura prescritiva;
Analisar textos prescritivos;
Analisar a norma padrão em funcionamento no texto. Compreender a Língua Portuguesa como geradora de significação e de interação nas diversas esferas de atividade humana.

Conhecer e valorizar as diferentes variedades do Português, procurando combater o preconceito lingüístico. Ler dramaticamente;
Produzir textos prescritivos;
Analisar norma padrão em funcionamento no texto; Produzir sentidos aos textos a partir da análise de elementos do co-texto e do contexto de diferentes gêneros textuais.




II.I

Competência Indicadores de Domínio Instrumento(s) e Procedimentos de Avaliação Critérios de Desempenho Evidências de Desempenho
Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social como instrumento adequado e eficiente na comunicação cotidiana, na elaboração artística e mesmo nas interações com pessoas de outros grupos sociais que se expressem por meio de outras variedades.
Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de análise lingüística para expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica. Analisar texto dentro de situação comunicativa.
Inferir características de anúncios publicitários, a partir de conhecimentos prévios;
Analisar produção fílmica adequada à faixa etária com alto teor intertextual;
Produzir nova versão de anúncio publicitário, após sistematização de características.
Compreender que as interações do cotidiano pessoal e profissional se realizam por meio de textos materializados e moldados de acordo com regras tácitas e construídas pelo contexto sócio-comunicativo.
.
Desenvolver a competência comunicativa por meio da prática de atividades de leitura, escrita e oralidade.




















IV – Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia)
- HOUAIS, F. Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Perspectiva,
2003.

- CARNEIRO, A. D. Texto em construção: interpretação de texto. São Paulo:
Moderna, 1996
POSSENTI, Sírio. Porque (não) ensinar gramática na escola. Campinas: ALB Mercado de Letras, 1999.

- FAVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991. Série
princípios.
GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

- INFANTE, U. Do texto ao texto. São Paulo: Scipione, 1998.
CITELLI, Adílson. Aprender e ensinar com textos não escolares. V.3. São Paulo: Cortez, 1997.




V – Estratégias de Recuperação para Alunos com Rendimento Insatisfatório





VI - Outras Observações / Informações (proposta de projetos, atividades interdisciplinares, concursos, exposições etc):





VII – Assinatura: Data: / /

Professor:



VIII –

Assinatura: Data: / /

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