quarta-feira, 10 de agosto de 2016

AÇUCAR



Leia o texto "O açúcar", de Ferreira Gullar:

O açúcar

O branco açúcar que adoçará meu café
nesta manhã de Ipanema
não foi produzido por mim
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro

e afável ao paladar
como beijo de moça,
água na pele,
flor que se dissolve na boca.
Mas este açúcar
não foi feito por mim.

Este açúcar veio

da mercearia da esquina
e tampouco o fez o Oliveira,
dono da mercearia.
Este açúcar veio
de uma usina de açúcar em Pernambuco
ou no Estado do Rio
e tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana

e veio dos canaviais extensos
que não nascem por acaso
no regaço do vale.

Em lugares distantes, onde não há

hospital nem escola,
homens que não sabem ler e morrem
aos vinte e sete anos
plantaram e colheram a cana
que viria a ser o açúcar.

Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura

produziram este açúcar branco e puro
com que adoço meu café esta manha em Ipanema.

# Exercícios:
1) Assinale os sinônimos do verbo dissolver no verso: “flor que se dissolve na boca”:
(     ) se desmancha
(     ) se esparrama
(     ) se acaba
(     ) se dilui

2) Marque a alternativa em que a palavra amarga possui o mesmo significado do texto:
( ) Aquela sobremesa estava amarga.
( ) Vivia de mau humor; era uma pessoa muito amarga.
( ) Passamos por uma fase muito amarga, mas agora estamos bem.

3) Marque a alternativa em que a palavra dura possui o mesmo significado do texto:
( ) Realizamos uma dura tarefa.
( ) O móvel era feito de madeira muito dura.
( ) O seu jeito duro afasta as pessoas.

4) Reescreva a frase “homens de vida amarga e dura produziram este açúcar”, substituindo as palavras destacadas por um sinônimo.

5) A que tipo de açúcar o eu lírico está se referindo?
(     ) ao açúcar mascavo     
(     ) ao açúcar refinado   
(     ) a qualquer tipo de açúcar

6) A que elementos o açúcar é comparado?

7) Descreva o retrospecto que é feito sobre o açúcar.

8) Na última estrofe, o que se opõe à doçura do açúcar?

9) Por que os homens que trabalham nas usinas fabricando o açúcar têm a vida amarga?

10) Escreva com as suas palavras a mensagem que o poeta deseja transmitir.

concordancia



Nas frases abaixo, faça a concordância com as palavras entre parênteses.
a-        Escolheu ________________ hora e momento para ir ao shopping.. (péssimo)

b- Ela comprou _________________ revistas e livros na loja. (novo)

c- O garoto ganhou __________________ quadros e livros. (moderno)

d- Respondia com gesto e expressão ______________._____ (irônico)

e- Ela Possuía simplicidade e franqueza __________________. (raro)

f- Considerou _________________ a sentença e o argumento. (decisivo)

g- A garota comeu carne e banana ________________ . (maduro)

h- Trouxeram carne de porco e lombo ________________. (assado)

i- ___________________ o colégio e a faculdade. (estava fechado)

j- ___________________ a garota e o garoto. (parecia calmo)

ATIVIDADE DE INGLÊS



01. Complete the phrases with: from or to
A. I studied English ………………… 2000 to 2007.
B. Eu estudei Inglês ………. 2000 a 2007.
C. I wrote a letter ………. my friend.
D. Read a story ………. the children.
E. She’s originally f……….Italy.
F. I was going ……….. school when I saw the accident.
G. He usually buys books ……….Italy.
H. Let’s go ……….. the beach.
I. Everyday I go to school
J. Everyday I go to school.
02. Read the text.
SATURDAY IN THE PARK
There are many people in the park today.
It´s a large and beautiful park near a lake.
There are some people doing exercises
Some boys are playing football.
Some others are cycling around the lake.
Some girls are cycling, too.
Some others are listening to the radio.
The children are playing with toys and speaking loudly.
And me? What am I doing here in the park?
I am playing cards with my friends and watching the people in the park.

TEXT COMPREHENSION
ANSWER ACCORDING TO THE TEXT
01. Where are the people?

The people are in the……………………..
02. What is the park like?

It is ……………………. And ……………………………….
03. What are some boys doing?

Some boys are……………………………….
04. Who is cycling around the like?

……………………………………………………………………………
05. What are the children doing?
The children are ……………………………………………………………………….
06. What is the boy in the text doing in the park?
The boy is …………………………………………………………….
07. Who is watching the people in the park?
………………………………………………………………………
III. Complete the phrases with:
WHERE – WHO – WHAT – HOW – HOW MUCH
01. …………is your cell phone?

My cell phone is on the desk.

02. ……… is this cell phone?

This cell phone is  $1.350,00

03. ……………… Is your English teacher?

My  English teacher is Xavier

04. ………….. old is your brother?

My brother is ten years old.

05.  ……………….. is that woman?

That woman is a teacher.

IV. Complete the  phrases with verbs in the past.
A. Mary ............... yesterday. (SEE – SAW)
B. Paul and Mary ……………….. to school in the morning. (GO –WENT)
C. They ………………. Back at one o’ clock. ( COME – CAME)
D. My mother ………………….in the library. (WAS – WERE)
E. They  ……………….. at home . ( WERE – WAS)